Prefeito de Atalaia conquista prêmio do IMA por acabar com lixão

Prefeito de Atalaia, Chico Vigário (centro) foi contemplado nesta sexta-feira, com um significante Troféu ofertado pelo Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Mas o prêmio foi entregue pelo  Instituto do Meio Ambiente (IMA). A façanha deve-se  ao fato de Atalaia ter fechado agora em 2017, o lixão de céu aberto pertencente ao município. No  Troféu está contida a frase: “Resíduo Sólido Alagoas, sua Cidade mais Limpa! Fechamento do Lixão”.

“Entendemos que o  prefeito Chico Vigário logo no início dessa sua gestão, preocupado com a disposição inadequada dos resíduos sólidos gerados pelo município, iniciou à disposição adequada dos resíduos na Central de Tratamento Resíduos Sólidos (CTRS)  Metropolitano, que fica no município do Pilar. Hoje tive a satisfação de entregar esta homenagem, por ser um dos poucos municípios alagoanos que cumpre a Politica Nacional de Resíduos Sólidos” argumentou nas redes sociais, o coordenador Jurídico  do IMA/AL, Cláudio Martins Costa Filho.

A Lei Federal 12.305, de agosto de 2010, estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que instituiu um marco regulatório para a gestão desses resíduos no País. Ou seja, todos os municípios brasileiros têm a obrigação, por lei, de destinar corretamente seu resíduo, encerrar seus lixões e garantir a preservação do meio ambiente. Mas em Alagoas, a implementação da Lei ainda caminha a passos lentos. Dos 102 municípios do estado, apenas 28 encerraram seus lixões e passaram a dispor seus resíduos em aterros sanitários ou nas centrais de tratamento dos municípios de Pilar e Craíbas.

 

Comentários

Rolar para cima