Atalaia recebe equipe do Canal Futura para gravar alunos da Atabótica


Na última segunda-feira, alunos da Unidade SESI/SENAI/EBEP Atalaia/AL, que integram a equipe Atabótica, participaram das gravações para a segunda temporada da série “Turma da Robótica”, realizada pelo Canal Futura, sob direção e roteiro de Otávio Chamorro.
A série tem o objetivo de mostrar que a atividade de construir robôs pode auxiliar a aprendizagem de Matemática, Física, Ciências e Tecnologia, servindo de estímulo ao ensino prático, à interdisciplinaridade e ao trabalho em equipe, sendo capaz de gerar ótimos resultados no processo de ensino e aprendizagem, além de despertar o interesse por profissões no campo das ciências exatas.
A equipe Atabótica foi a escolhida por conta do seu destaque na robótica, conquistando em um curto espaço de tempo, excelentes resultados em competições a nível estadual, regional e nacional. Em março deste ano, por exemplo, a equipe participou do Torneio Nacional de Robótica First Lego League, organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e conquistou o primeiro lugar na categoria “Inspiração”, o que a credenciou para participar de uma etapa internacional no Reino Unido.
“Em pouco mais de dois anos, a robótica em Atalaia deu um grande salto, e isso muito se deve ao talento dos nossos alunos, que principalmente através da Atabótica, conquistaram grandes resultados a nível estadual e nacional, servindo de exemplo e inspiração para muitos jovens do município”, destaca o professor e técnico André Vigário.
Como o SESI é referencia nacional com o uso da robótica em sala de aula, na gravação, não apenas a robótica de competição foi destacada, mas, sobretudo a robótica educacional desenvolvida dentro da Unidade, focando a dinâmica de trabalho da equipe Atabótica. Alunos, professores e o diretor da Unidade SESI Atalaia puderam trocar informações, narrar às experiências proporcionadas pela robótica, em sala de aula e também na vida de cada um.

Para o diretor do Programa Turma da Robótica, Otavio Chamorro, a qualidade da estrutura e dos profissionais são fatores decisivos no desenvolvimento dessa forma inovadora de ensino. “O SESI conseguiu acompanhar esse desenvolvimento, sendo uma escola do século XXI para o século XXI. O modelo que a Escola SESI tem aqui é excelente, estando à frente de muitas outras escolas de capitais.
“No interior a gente vê unidades de ensino de ponta, que é o que vocês demonstram aqui. É um projeto que torço para que tenha continuidade, pois você vê o resultado. Hoje pude conhecer alunos que vieram originariamente de escolas públicas, passaram pelo ensino médio do SESI e conquistaram uma vaga na Universidade Pública, e isso é graças a um projeto sério; um projeto que conseguiu entender esse aluno. Espero que a escola possa continuar tendo o sucesso que está tendo, proporcionando a mais alunos da cidade e região essa mesma qualidade de ensino”, destacou Otavio Chamorro.

Comentários

Rolar para cima