Delmiro/AL comemora premiação e celebra em grande estilo Dia da Consciência Negra

Toda rede municipal de ensino em festa

Em Delmiro Gouveia/AL, a Secretaria de Educação que está comemorando a conquista do “Prêmio Ib Gatto Falcão”, concedido agora pelo  Estado,  para as Escolas municipais Manoel Moura de Souza, (Distrito Barragem Leste) e José Correia dos Santos (povoado Sinimbu), em virtude do resultado positivo do IDEB no ano passado, com notas 4,2 e 5,4 respectivamente, também está em festa neste  mês da Consciência Negra.

Pois ao longo desses dias, o órgão municipal montou uma programação, com debates e reflexões sobre a temática étnico-racial; visto que o Dia da Consciência Negra é celebrado nesta terça-feira, dia 20, numa homenagem a morte de Zumbi dos Palmares, principal referência de resistência durante a escravidão.

A Secretaria programou atividades que abordam a cultura afro-brasileira e a educação quilombola, bem como o combate ao racismo. Trabalhos lúdicos, projetos pedagógicos, festival de cultura negra, exposições, exibição de documentários, danças, teatro, são algumas das atividades desenvolvidas em sala de aula, justamente com o objetivo de abordar a cultura e luta dos quilombos. Por sinal, algumas escolas realizaram até visitas ao povoado Cruz, onde lá se concentra uma comunidade quilombola do município.

“Estamos aplicando diversas metodologias; como ferramentas para que os alunos da rede municipal de ensino reflitam sobre a importância da preservação da cultura dos quilombos e compreendam que devemos respeitar a todos; não importa a cor!”, destacou a secretária da pasta, Iolanda Braz.

 

Comentários

Rolar para cima