Camelo propõe mudar energia elétrica, por solar e eólica nas rodovias de AL


Deputado Sílvio Camelo (PV) líder do Governo na Assembleia Legislativa está se manifestando no sentido de garantir, por meio de um de seus projetos, a implantação de energias solar e eólica. Isso para que essas venham substituir num prazo de cinco anos, caso seja aprovado o projeto, as convencionais hoje existentes, nos postos de iluminação pública instalados nos trechos que cortam as rodovias alagoanas.

Justifica  Sílvio Camelo, que a geração de energia elétrica é o principal fator de emissão de gases de efeito estufa no mundo, correspondente a 25% total global. Sabe-se que no Brasil, apesar da base da matriz elétrica ser por hidrelétricas, as mudanças no fluxo das chuvas têm causado diminuição no nível dos reservatórios e uma dependência de outras fontes complementares, em especial, as termoelétricas que são caras e poluentes.

“Trata-se de uma ousada iniciativa, que por sinal já está tramitando na Casa Tavares Bastos, que se aprovada, o Poder Público terá um prazo de cinco anos para operacionalizar e realizar as adequações. A matéria foi lida no plenário e encaminhada às comissões técnicas da Casa para emissão de pareceres” disse um assessor do deputado.

Argumento

“O Brasil possui um dos melhores recursos solares do planeta, integrante deste universo encontra-se em nosso Estado, uma combinação única de elevados índices de irradiação solar em áreas urbanas e rurais, vastas áreas territoriais disponíveis para aproveitamento destas fontes limpas de energia. As energias solar e eólica constituem em estratégicos instrumentos de política transversal para o desenvolvimento não só do Brasil, mas também para nosso Estado”, destacou Sílvio Camelo.