Presidente do Cosems/AL diz que entrega de EPIs para municípios segue critérios técnicos


Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que, desde abril, totalizam cinco remessas do Ministério da Saúde foram distribuídos 100% para os municípios alagoanos, graças ao pleito do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), seguindo critérios elaborados pelo corpo técnico da entidade que incluem desde o porte populacional, como municípios que possuem Unidade de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais de pequeno porte e/ou de referência para a respectiva Região de Saúde.

A informação é do Cosems/AL, Rodrigo Buarque, gestor da Saúde de Jundiá. De acordo com ele, a equipe técnica da instituição tem subsidiado diariamente os municípios no fomento à organização da Rede de Urgência e Emergência, com informações e pesquisas que proporcionam aos gestores qualificação para tomadas de decisão referentes ao enfrentamento da COVID-19.
“Formamos uma rede de solidariedade entre gestores e corpo técnico na busca incansável por melhor assistência e agilidade no atendimento aos pacientes”, reforçou Rodrigo. Outros apoios incluem a capilarização das informações da Saúde; realização de lives orientando tecnicamente os municípios com portarias, leis e notas técnicas; além do monitoramento e triagem das informações repassadas aos municípios com o intuito de evitar o desserviço das fake News. Outra ação contínua da equipe do Cosems é referente a pesquisas para contribuir com as discussões do Comando de Operações Emergenciais (COE) de Alagoas.