Atalaienses promovem Conferência elegendo representantes para a estadual


Uma quinta-feira bastante movimentada tomou conta de Atalaia na manhã e tarde de hoje, no Centro Recreativo Aluísio Chulapa. Tudo por conta da realização da  X Conferência Municipal de Assistência Social, evento que contou com a presença de autoridades e que ganhou um brilho maior durante sua abertura, com a presença de grupos culturais, que integram os programas sociais que são mantidos pelo município, por meio da Secretaria de Assistência Social.

A conclusão do evento resultou na eleição que elegeu seis delegados e  seis suplentes, aptos agora para representarem Atalaia, na XI Conferência Estadual, que ocorrerá no Centro de Convenções de Maceió, provavelmente nos dias 26 e 27 de setembro próximo.

A secretária de Assistência Social, Crisllanie Medeiros, disse que foi bastante salutar a Conferência, e que Atalaia vivencia uma nova fase administrativa, sobretudo na valorização dos programas sociais, que hoje são investidos nas camadas de baixo poder aquisitivo. “Hoje, Atalaia caminha para oferecer políticas de qualidades em todos os serviços. Pois, toda uma luta tem sido feita, a fim de que possamos mudar o perfil administrativo que encontramos”, argumentou o prefeito Chico Vigário que se fez presente com a Primeira-Dama, Rosiane.

Com o tema: Garantia de Direito no Fortalecimento do SUAS, apresentado pela conferencista Maria Lúcia Moreira, o evento foi destrinchado em quatro eixos: 1º- A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais, 2º- Gestão democrática e controle social: lugar da sociedade civil no SUAS, 3º- Acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos socioassistenciais, e 4º- A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Foram eleitos delegados: Marilane Rodrigues, Ana Valeiça e Graciela Germano, como representantes governamentais. E representante da Sociedade, foram eleitos: Pedro Barbosa, Joseli dos Santos e Jaciúma da Silva.

Estavam no evento; Major PM, Braga, o  presidente da Câmara, vereador Alexandre Tenório, vereador Fernando Vigário, pastores; Zé Carlos e Ricardo, das igrejas Assembleia de Deus e Batista Nacional, respectivamente.