Servidores de Boca da Mata comemoram divisão da grana do FUNDEF

Na cidade de Boca da Mata, servidores que integram a rede municipal de ensino vão ser beneficiados nesta quinta-feira, 19, com o rateio de um milhão de reais. Trata-se de uma verba proveniente do repasse dos precatórios do Fundef. A notícia agradou em cheia a todos que serão beneficiados, sobretudo o comércio local, que em menos de um mês  passa a conviver com a circulação de sete milhões e duzentos mil reais, uma vez que no último dia 29 (em plena Quinta-Feira Santa)  os professores tiveram uma verba de seis milhões e duzentos mil reais, também do Fundef, que foi distribuída entre todos.

Os repasses desses precatórios são decorrentes de uma ação judicial do município de Boca da Mata contra a União Federal, tendo em vista que entre os anos de 2004 a 2006 a União não teria feito  a distribuição dos valores corretamente para os municípios brasileiros relativos ao Fundef, que é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Até agora muitos municípios alagoanos já foram beneficiados, cujos repasses começaram no final do ano passado; porém, ainda têm muitos que estão prestes a receber.

FUNDEF foi criado para garantir uma subvinculação dos recursos da Educação para o Ensino Fundamental, bem como para assegurar melhor distribuição desses recursos. Com este fundo de natureza contábil, cada Estado e cada município recebe o equivalente ao número de alunos matriculados na sua rede pública. “Esses valores chegaram num momento preciso aqui em Boca da Mata, sobretudo por se tratar de um período de crise econômica”, comenta o prefeito em exercício Valter Acioli, otimista pela satisfação de todos.

 

Comentários

Rolar para cima