Laje inaugura neste sábado o 1º Arquivo Público Municipal do interior de AL

O Arquivo Público de Alagoas (APA),   órgão vinculado ao Gabinete Civil do Estado,  ampliará a partir deste sábado,  seus tentáculos culturais e históricos, potencializando o projeto de interiorização de Arquivos Públicos Municipais.  Pois, São José da Laje se tornará a primeira cidade do interior a implantar o guardião da história de seu povo: o Arquivo Público Municipal. O evento ocorrerá às 16 horas, na Praça Padre Cícero, no Centro, quando são esperadas  autoridades e personalidades da região.

São José da Laje emplaca esse projeto como primeira cidade do interior de Alagoas  a implantar o Arquivo Publico Municipal

O momento histórico foi possível graças ao esforço da Prefeitura  numa parceria com o APA, responsável por fazer a consultoria para a implantação, orientação, sobretudo  em relação às tratativas e os processos técnicos  necessários de recuperação e conservação de documentos históricos, pesquisa de dados, entre outros serviços.

“Em nome do governador Renan Filho, parabenizamos e estamos muito felizes com essa inauguração. É motivo de muito orgulho para nosso Estado. É uma alegria para o APA, órgão do Gabinete Civil, ter participado da consultoria técnica. Dessa forma, parabenizo a Prefeitura, todos os  secretários e ao povo de São da Laje, que eterniza a sua história. Que este exemplo sirva de incentivo a outros municípios alagoanos, para que o povo tenha sua memória preservada com a implantação de um Arquivo Público Municipal, que é o guardião da memória”,  comentou o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias.

“O Arquivo Público Municipal será aberto aos lajenses, para visitas, pesquisas de alunos das escolas estaduais e municipais, porque vai resgatar diversos documentos relevantes para a história da cidade. Teremos nossa história resgatada por meio de fotos, documentos, documentários, vídeos, reportagens, jornal, histórias das quatro grandes enchentes de1914, 1941, 1969, 2010, galeria com fotos de todos os prefeitos, histórias das famílias que prestaram serviços à cidade, enfim, toda a história do povo lajense,”  disse a secretária de Cultura e Turismo, Jacineide Maia.

Outros municípios, além da capital e São José da Laje, já têm formalmente projetos próprios de Arquivos Públicos Municipais, criados por meio da consultoria técnica através do APA; que são nas cidades de Ibateguara e Coruripe.

 

Texto de Wellington Santos

 

Comentários

Rolar para cima