EDUCAÇÃO CONECTADA – Escolas terão internet de alta velocidade

O Programa Inovação Educação Conectada, instituído em 2017 pelo Governo Ferderal, com o objetivo de levar internet de alta velocidade e de qualidade para as escolas públicas está em sua segunda etapa. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação Municipal de Maceió (Semed), há mais de um ano, a iniciativa busca apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

Implantando em 30 de janeiro de 2019, a primeira etapa do programa contemplou o ensino fundamental, inicialmente, em 94 escolas. Nesta primeira fase foi feito todo o trabalho de infraestrutura que viabilizou o acesso à internet por wi-fi.

O programa, que está sendo expandido para toda a Rede Municipal recebe investimentos próprios da Prefeitura de Maceió no valor de R$ 194 mil e do Governo Federal no valor R$ 220 mil. Com a implantação da segunda etapa, o programa contemplará 36 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), cobrindo, dessa forma, as 140 unidades escolares municipais.

Até o final de 2020, a Coordenadoria Geral de Tecnologia da Informação (CGTI) da Semed deve concluir parte da implantação da segunda fase do programa, que abrange a infraestrutura dos equipamentos, instalando 20 laboratórios nas unidades escolares.

O coordenador do Programa no Município, William Carvalho, explicou que com o avanço mais empresas foram habilitadas, e, no total, já são sete fornecendo internet para as nossas escolas. “Esse programa veio como uma forma essencial de garantir algumas acessibilidades aos alunos, promovendo o acesso à inovação e aos recursos educacionais digitais de qualidade, principalmente, se tratando de rede pública”, afirmou.

Ascom Semed

Comentários

Rolar para cima