Defesa Civil está em alerta e monitora chuvas em Maceió

Além de atender as ocorrências, são feitos monitoramentos nas áreas de risco

Ascom Defesa Civil

A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que devido aos acumulados de chuva nas últimas 72h, em Maceió, está trabalhando em nível operacional de alerta, dentro do Protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil. Os alertas vigentes emitidos pelo Cemaden e Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) destacam a previsão de chuvas moderadas a forte nesta quarta-feira (18), podendo se estender até a madrugada de quinta-feira (19).

As equipes de Defesa Civil de Maceió estão atendendo aos chamados de ocorrência e fazendo o monitoramento das áreas de risco, nas regiões onde houve maior acumulado de chuva. Entre as ocorrências registradas estão a ameaça de deslizamento de barreira e o deslizamento de barreira com dano em edificações registradas nos bairros de Ipioca, Jacintinho, Chã da Jaqueira, Bebedouro, Serraria, Benedito Bentes e Poço. Todos os casos sem vítimas.

Os pluviômetros da capital registram nas últimas 12 horas maior acumulado de chuva no Pontal da Barra, com 101,2 mm, e mínima no bairro de Santa Lúcia, com registro de 22,8 mm.

Segundo o alerta meteorológico emitido pela Sala de Alerta, as condições atmosféricas sobre a região Nordeste do Brasil, próximas ao Estado de Alagoas, continuam favoráveis a ocorrência de pancadas de chuva com intensidade moderada à forte, gerando acumulados significativos no Litoral (atenção especial a região metropolitana), Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste, durante a quarta-feira (18/03/2020) podendo se estender até a madrugada da quinta-feira (19/03/2020). Nas outras regiões ambientais, existe a previsão de chuva de intensidade fraca à moderada, intercalando com períodos de tempo seco.

A Defesa Civil de Maceió está emitindo, por meio do sistema de alerta via SMS, mensagens informando sobre a ocorrência de chuvas intensas com potencial de risco à população, como alagamentos e deslizamentos. A medida, que usa o sistema de alerta nacional de Defesa Civil, permite ações antecipadas de autoproteção, de proteção da comunidade, e para que o poder público se posicione oportunamente para o socorro.

O órgão municipal orienta a população que se encontra em área de risco em Maceió que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro – a exemplo de casa de parentes – e acione a Defesa Civil para avaliação da área.

Em caso de ocorrências, o acionamento deve ser feito no horário de 8h às 18h, no número 0800 030 6205. Após este horário, o atendimento será realizado pelo Corpo de Bombeiros, no número 193, e as chamadas são encaminhadas para a Defesa Civil de Maceió.

Alerta por SMS

O serviço de alerta por SMS é totalmente gratuito e cada número de celular pode cadastrar diversos CEPs para receber alertas no mesmo aparelho. Sair do sistema é bem simples: basta mandar uma mensagem com o CEP para o mesmo número do cadastro (40199).

 

Ascom Defesa Civil

Comentários

Rolar para cima