PRECAUÇÃO – Prefeitura suspende coleta seletiva e passeios turísticos em veículos e embarcações

Também serão interrompidos os check-in em hotéis, o transporte rodoviário intermunicipal de passageiros e o serviço de trens. Medidas temporárias visam reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus

Foto: Divulgação Sudes/Secom

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), decidiu pela suspensão temporária do serviço de coleta seletiva domiciliar porta a porta, nos Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis (PEVs) e o funcionamento dos galpões de triagem de coleta seletiva.

A decisão faz parte das medidas prevenção em relação ao novo Coronavírus (Covid-19), seguindo as diretrizes dos decretos Estadual e Municipal, e busca resguardar a saúde dos catadores das quatro cooperativas que prestam serviços de coleta na capital por meio de contrato com o Município.

Titular da Sudes, Gustavo Torres orienta que “os recicláveis devem ser coletados pela coleta convencional, que não terá interrupção por ser um serviço essencial”. Enfatiza também que, embora haja a orientação para que os resíduos sejam armazenados em sacos bem vedados separados do lixo comum, ainda há riscos de contaminação ao catador, visto que a separação dos recicláveis por tipo de material é feita manualmente nos galpões de triagem das cooperativas.

A diretora de Serviços Especiais e Planejamento, Liz Araújo, cujo setor é responsável pelo acompanhamento técnico e operacional do serviço de coleta seletiva na capital, afirmou que “a suspensão do serviço temporariamente foi decidida após avaliação técnica e jurídica, com respaldo, sobretudo, do decreto que estabelece as medidas de prevenção à saúde pública e a redução de riscos”. Ela frisou ainda que a população será informada assim que o serviço for retomado.

A Sudes vai avaliar, juridicamente, meios de auxílio às cooperativas caso a suspensão do serviço se prolongue mais do que o tempo previsto, para que não afete a renda dos cooperados.

As solicitações do cidadão, neste período de quarentena, somente poderão ser feitas por telefone ou internet. Para facilitar o atendimento, a Sudes disponibilizou os seguintes canais: o número 0800 082 2600, o Whatsapp 98802-4834 e o email protocolo@sudes.maceio.al.gov.br.

Passeios e hotéis

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel)  determinará por decreto, na próxima segunda-feira (23), a suspensão de passeios turísticos na capital alagoana, sejam eles em veículos ou embarcações. Além disso, o gestão municipal também recomenda a interrupção da entrada de novos hóspedes nos meios de hospedagem e o fechamento de estabelecimentos na capital.

Em decreto anterior, foi suspenso o funcionamento de bares e restaurantes de Maceió, que estão fechados desde sábado (21), e determinada a paralisação do serviço de receptivos. A decisão estabeleceu ainda a restrição da frequência às praias, lagoa, rio e piscinas públicas ou outros locais de uso coletivo com a aglomeração de pessoas.

Além destes pontos, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares segue funcionando, mas de maneira emergencial, com todos os cuidados de triagem reforçados no desembarque para o controle do estado de saúde dos passageiros que chegam à cidade. Fica interditada, porém, a operação do serviço de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, regular e complementar, assim como o serviço de trens urbanos.

O Porto de Maceió, mesmo com a suspensão da chegada dos cruzeiros no município, segue a mesma linha de cuidados à saúde dos agentes que trabalham na carga e descarga de produtos essenciais para a população. A medida conjunta entre Prefeitura de Maceió e Governo de Alagoas é preventiva e visa proteger os nativos do avanço do Covid-19 em território alagoano.

Informações e orientações sobre o Coronavírus

Prefeitura cria página para informar e orientar sobre o coronavírus
http://www.maceio.al.gov.br/coronavirus/

Parques de Maceió têm visitas e eventos suspensos
http://www.maceio.al.gov.br/2020/03/parques-de-maceio-tem-visitas-e-eventos-suspensos/

Sudes mantém atendimento online ao cidadão
http://www.maceio.al.gov.br/2020/03/sudes-mantem-atendimento-ao-cidadao-por-canais-online/

Garis são orientados sobre prevenção contra o coronavírus
http://www.maceio.al.gov.br/2020/03/garis-recebem-orientacao-sobre-prevencao-contra-o-coronavirus/

Prefeitura orienta sobre descarte adequado na quarentena
http://www.maceio.al.gov.br/2020/03/prefeitura-orienta-sobre-descarte-adequado-na-quarentena/

Secom Maceió

Comentários

Rolar para cima