SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA – Prefeitura determina que hospitais da rede particular disponibilizem leitos

Portaria publicada no Diário Oficial do Município tem caráter emergencial

Foto: Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió publicou no Diário Oficial do Município, desta quinta-feira, 2, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, uma portaria de caráter emergencial que prevê a disponibilização imediata de 224 leitos hospitalares em hospitais contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através da Rede Assistencial de Saúde de Maceió, para o atendimento de pacientes diagnosticados ou com suspeita para Covid-19.

No documento, a SMS destaca que todos os prestadores de serviços de saúde que estiveram presentes na reunião gestora da Saúde, no último dia 19, devem executar disponibilização de leitos clínicos e de UTI, de forma imediata, para as unidades de saúde que solicitarem, obedecendo a todos os critérios colocados pela Secretaria.

Todas as unidades deverão obedecer critérios e seguir protocolos para ter acesso aos leitos para tratamento de Covid-19. Os critérios se referem à identificação de todos os sintomas relacionados ao coronavírus, em pessoa de qualquer idade.

Ao todo, serão oito hospitais que disponibilizarão o total de 224 leitos, sendo 50 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes mais graves e 174 leitos clínicos para pacientes com sintomas mais brandos.

As unidades de saúde que poderão solicitar os leitos são as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche da Barra e do Benedito Bentes, o Hospital Geral do Estado (HGE), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Maceió e Central de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde.

Comentários

Rolar para cima