INFLUENZA – Alagoas inicia segunda fase da campanha de vacinação nesta quinta-feira, 16

Ação ocorre até o dia 8 de maio nos postos dos 102 municípios do Estado

Foto: Ascom SMS

Alagoas inicia, nesta quinta-feira (16), a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza, que tem como público-alvo os profissionais da segurança, salvamento, motoristas e cobradores do transporte coletivo, portuários, pessoas com doenças crônicas, pessoas sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos, população privada de liberdade, funcionários do Sistema Prisional e caminhoneiros. A ação ocorre até o dia 8 de maio, nas unidades de saúde e escolas da Capital e nos postos de vacinação dos outros 101 municípios alagoanos.

A primeira fase da campanha ultrapassou o número de idosos previsto para Maceió, atingindo, de acordo com o último levantamento, 105% deste público. Mais de 81% dos trabalhadores da saúde foram imunizados até agora. Seguindo este exemplo, durante os próximos 23 dias da segunda fase, devem ser vacinados, no mínimo, 90% de todas as pessoas que integram os 10 grupos preconizados pelo Ministério da Saúde (MS). Para isso, é necessário portar o Cartão de Vacinação e apresentar o comprovante de que se enquadra no público-alvo estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), além de não apresentar febre e antecedentes de alergia grave aos componentes do ovo.

“A Campanha de Vacinação contra Influenza ocorre anualmente e é a principal medida utilizada pelo Ministério da Saúde para  prevenir a doença, porque pode ser administrada antes da exposição ao vírus e promove a imunidade durante o período de circulação sazonal da gripe, reduzindo o agravamento da doença”, ressaltou a assessora do PNI em Alagoas, Denise Castro.

A terceira e última fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece de 9 a 23 de maio, contemplando crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas até 45 dias. A ação prossegue vacinando também os adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoas com deficiência auditiva, visual, múltipla, intelectual e mental e professores das escolas públicas e privadas.

O que é Influenza

A Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, causada pelos vírus A, B, C e D. É de transmissibilidade elevada, com tendências a se disseminar facilmente, podendo levar a óbito. São sintomas da doença, febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse.

Com informações de Agência Alagoas e Ascom SMS

Comentários

Rolar para cima