Santa Luzia do Norte/AL vivencia uma semana que registra seus 410 anos de vida


A cidade de Santa Luzia do Norte, região metropolitana de Maceió vivencia uma semana marcante em seu calendário de vida. Pois, né que na segunda-feira, os registros de tudo quando começou a se formar o então povoado, marcam um histórico tempo de 410 anos! Em meio a isso, o  prefeito Márcio Santos (PP) contempla tal aniversário, sobretudo com o orgulho, segundo ele, de comandar um município rico em cultura e de filhos ilustres que ao longo desses tempos elevaram o nome de seu povo no contexto nacional.

“Neste dia 13 de abril de 2020, há exatamente 410 anos surge Santa Luzia do Norte, que já foi chamada de Nossa Senhora da Luz da Vila Nova de Santa Luzia, Nossa Senhora da Luz, Vila Nova de Santa Luzia, Lagoa do Norte, Vila Nova de Santa Luzia, Lagoa do Norte, Villa do Norte; Santa Luzia de Siracusa da Lagoa do Norte, Outeiro de São Bento” relata o secretário de Cultura e Turismo, Pedro Soares (Pedão).

Ainda baseado nos livros  históricos, Pedão confessa: “Nosso povo sempre foi aguerrido e nunca fugiu da luta, exemplo disso foi uma luta vitoriosa quando sofremos em 1632 a invasão holandesa; cuja conquista teria sido liderada pelo militar Antônio Filgueira e Dona Maria de Souza, ocasião em que conseguimos expulsar os invasores numa prova de bravura e união”

O prefeito Márcio Lima diz que durante toda essa  trajetória, Santa Luzia do Norte teve altos e baixos, dando conta de que foi sede de alguns municípios que estão no entorno da região. “Chegamos a perder o primado com a instalação da linha férrea trazida pelos ingleses, visto que geograficamente não teve como passar pelo nosso território, mas, em 23 de agosto de1962 ganhamos nossa liberdade política e daí em diante passamos a ter nossa própria administração” pontuou Lima.