Laboratório de AL desmente acusações do deputado Davi Maia

O Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) vem a público desmentir veementemente as acusações do deputado Davi Maia sobre suposta manipulação de testes de coronavírus  a partir de áudio divulgado na manhã desta quarta-feira.

O deputado Davi tem feito críticas constantes ao governador Renan Filho

Diz à nota que em nenhum momento, a gravação demonstra as ligações do deputado, retratando apenas trecho de uma reunião de rotina, onde funcionários do Laboratório reforçam os procedimentos na análise e preparo das amostras. O diálogo está fora de contexto e não endossa as colocações feitas pelo parlamentar.

O Lacen/AL esclarece que segue uma linha clínica de critério para realização de exames para detectar Covid-19 de acordo com a lista repassada pela Central de Regulação Leitos e pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS). Além disso, a unidade atende à demanda ambulatorial não prioritária, de pacientes com suspeitas clínicas de síndrome gripal e de pacientes que tiveram contato com outros pacientes positivos.

Para ampliar a assistência ao Estado, o Lacen estabeleceu contrato com o Laboratório Biomega, de São Paulo, para a realização de 2.200 (dois mil e duzentos) testes do tipo RTP-CR. O objetivo foi gerar mais celeridade na entrega de exames, principalmente nos casos considerados não prioritários. O Laboratório Central de Alagoas reitera que todos os exames, inclusive os enviados para o laboratório Biomega, são cadastrados e gerenciados pelo próprio Lacen, conforme determina o Ministério da Saúde.

 

Comentários

Rolar para cima