Cosems/AL e representantes de Delmiro e Santana discutem planos para atendimento de casos de coronavirus no Sertão

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Rodrigo Buarque, a secretária executiva da entidade Sylvana Medeiros e gestores da Saúde de Delmiro Gouveia, Petrúcio Wanderlei  e de Santana do Ipanema, Normanda Santiago participaram nessa segunda-feira (4) de reunião por videoconferência para tratar de assuntos pertinentes ao  Covid-19. Defensores públicos e promotores dos dois municípios e o secretário adjunto da Saúde de Delmiro, Fernando Cruz, também participaram das discussões.

Esse encontro ocorreu na última segunda-feira na sede do Cosems/AL em Maceió/AL

Foram discutidos a abertura do serviço de atendimento a pacientes com o Covid-19 em Santana do Ipanema, com a instalação de todos os equipamentos necessários para o funcionamento do serviço no Hospital Regional; a fixação de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para a 10ª Região de Saúde; além de ser revista a necessidade de equipamentos para a UPA  de Delmiro Gouveia.

Ficou acertada na reunião, com o compromisso do secretário executivo de Ações de Saúde do Estado de Alagoas, Marcos Ramalho, a fixação de uma USA em Delmiro para garantir a estabilidade e celeridade na transferência de pacientes da 10ª RS, enquanto durar a pandemia. Para tanto, ficou agendado para esta semana (até o dia 8) uma visita técnica para avaliação da estrutura do prédio do Samu, em Delmiro para recebimento de profissionais para instalação do Samu naquela localidade.

O secretário executivo de Ações de Saúde do Estado de Alagoas, Marcos Ramalho assumiu o compromisso de, no mais breve espaço de tempo, atender ao pleito de Santana do Ipanema, no que diz respeito à efetiva funcionalidade dos leitos para o atendimento de pacientes com o Covid-19, considerando que a reforma do Hospital Regional já está finalizada, aguardando apenas os equipamentos por parte do Estado.

Definiram também um protocolo de atendimento para as portas de entrada dos serviços que atendem pacientes com suspeita de Covid-19, além de equipamento de suporte ventilatório. Agendaram  para a próxima segunda-feira, às 14h, uma nova reunião para avaliação do andamento das solicitações dos pleitos da 9ª e 10ª Regiões de Saúde. Participaram da reunião a defensora pública de Santana do Ipanema Carina Soares e o promotor de Justiça Paulo Zacharias  de Delmiro Gouveia a defensora pública Andréa Tonin e o defensor Lucas Valença.

Com informação da Assessoria do Cosems/AL

Comentários

Rolar para cima