Economista Josi Gomes aponta desafios das escolas durante e depois dessa pandemia


“Do ensino básico ao superior, a Covid-19 traz consequências ao setor da Educação. Escolas lutam bravamente para continuar levando o ensino remoto, ou ensino não presencial, aos seus alunos. O setor privado, por exemplo, atende atualmente 15 milhões de alunos, além de empregar 1,7 milhão de trabalhadores, dos quais 800 mil são professores”, esclarece a alagoana, economista e mentora do projeto S.O.S ESCOLA BRASIL, Josi Gomes. Ela explica ainda, que muitos são os desafios durante e pós-pandemia no setor da Educação.

“A preocupação em função da evasão e dos elevados índices de inadimplência tem tirado o sono dos proprietários de escolas do Brasil. Essa realidade ameaça a sobrevivência do seu negócio, gera um desequilíbrio econômico-financeiro, pode inviabilizar seu funcionamento e aumentar o desemprego. Além de tudo isso, tem exigido das escolas uma revolução tecnológica para se adequar aos novos padrões de ensino”.

Soluções que aliam a prática à teoria por meio da plataforma S.O.S. ESCOLA BRASIL

Josi Gomes  é sócia da Consultores Associados do Brasil (CAB), onde irá disponibilizar consultores especializados em Gestão Empresarial para atender as escolas por meio da plataforma www.sosescolabrasil.com.br . O objetivo do S.O.S. ESCOLAS BRASIL é auxiliar na melhoria do sistema de gestão e, neste momento de crise, apresentar novas perspectivas para as escolas.

Será disponibilizada uma equipe de consultores/mentores para atender as escolas. A economista Josi  afirma que, “são profissionais com vasta experiência no mercado que estão atuando como voluntários. Portanto, a prestação de serviços será gratuita. O escopo de trabalho contará com: um diagnóstico com base nas áreas apontadas identificando os problemas e suas causas. Depois da análise feita apresentamos um plano de ação que vai nortear a escola apoiada para as diretrizes serem colocadas em prática”.

Para tanto, é necessário que estejam na linha de frente diretores e gestores, que detêm o conhecimento do negócio, juntamente com seus consultores/mentores, que vão dar as orientações necessárias.

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

Após informações enviadas, os consultores vão fazer uma análise. Em seguida, entrarão em contato com a escola selecionada. Para isso as escolas deverão preencher um cadastro conforme o site www.sosescolabrasil.com.br. O responsável deverá assinalar a área de seu interesse. Por fim, ele receberá um e-mail de confirmação e um consultor entrará em contato para dar início à consultoria especializada.

  1. Financeiro
  2. Tecnologia
  3. Marketing
  4. Gestão e Pessoas
  5. Programa de Liderança

DÚVIDAS FREQUENTES

Disponibilidade

Inicialmente serão selecionadas 60 escolas, quantidade que pode ser ampliada para mais participantes.

Prazo da mentoria

O período da mentoria é de 4 semanas.

Metodologia

A mentoria contará com o método de Gestão + da Consultores Associados do Brasil – CAB ( www.cabconsultores.com.br)  e acontecerá remotamente por meio de ferramenta específica.

Comprometimento

Como se trata de uma iniciativa voluntária e gratuita, a Consultores Associados do Brasil não se compromete com os resultados operacionais e financeiros advindos das decisões tomadas pela empresa apoiada.