EDUCAÇÃO NA PANDEMIA – Guia de Boas Práticas apresenta opões de ensino durante a quarentena

Diante da realidade provocada pela pandemia do novo coronavírus COVID-19, que impede escolas de funcionarem normalmente com aulas presenciais, foi organizado o Educação na Pandemia – Guia de Boas Práticas. O material, elaborado em parceria com secretarias de educação de vários estados, está disponível aqui e apresenta iniciativas de diversas secretarias de Educação, gestores e professores Brasil afora para que os estudantes mantenham vínculo com a escola e sigam aprendendo da melhor maneira possível.
Levando em conta que as questões curriculares receberam atenção imediata e intensa das redes e que, quando a pandemia passar, as defasagens poderão ser recuperadas com bons diagnósticos e um planejamento eficaz na retomada das aulas, o mais importante agora é acolher a comunidade escolar e manter o vínculo dos estudantes e familiares com a escola mais vivo e intenso do que nunca. Por esses motivos, o Guia de Boas Práticas tem como foco principal temas ligados ao protagonismo juvenil, revelando ações que priorizam a função social da escola como um centro de produção de conhecimento, socialização e construção de projetos de vida.
No entanto, estratégias para manter a coesão e a energia das equipes docente e gestora das escolas também fazem parte do material, a fim de colaborar com esses profissionais tão pressionados desde o início da pandemia para seguir oferecendo aos alunos os conteúdos curriculares. Nas páginas finais do G u i a d e B o a s P r á t i c a s , indicações de programas, recursos, plataformas, estudos e iniciativas educacionais no Brasil e no mundo para também serem usadas como fontes de inspiração para seguir em frente com o calendário escolar.
Conheça, a seguir, as boas práticas de Alagoas que fazem parte do guia e como estão sendo desenvolvidas:
Alagoas – Laboratórios de Aprendizagem 
Para envolver os alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio da rede estadual, os educadores organizaram um esquema de estudos que foge das aulas convencionais que têm sido propostas durante a pandemia. São os Laboratórios de Aprendizagem: roteiros de estudos quinzenais, com propostas de atividades, dicas para resolvê-las, sugestões de investigação, prazo e formas de registro, são enviados para os estudantes (pela internet ou pelas mãos de agentes comunitários). Cada roteiro é inspirado por um tema gerador e trabalhado em laboratórios de Língua Portuguesa, Matemática, Comunicação, Ideias inovadoras, Iniciativa social e comunitária, Atividades lúdicas e Clube de Leitura. Para orientar os jovens, os professores se encontram com as turmas três vezes durante a vigência de cada laboratório.
Alagoas – Clubes de leitura de Aprendizagem 
Momentos de leitura estão tomando conta dos dias de isolamento social dos jovens alagoanos do Ensino Médio. Professores de Língua Portuguesa estão organizando Clubes de Leitura e também ficam responsáveis por sugerir as leituras e criar um calendário de atividades no campo da leitura e da escrita, além de promover rodas de conversa virtuais para os estudantes comentarem as obras.
Alagoas – Projeto Foca Enem 
Para que os estudantes continuem entusiasmados em prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a rede estadual organizou o Projeto Foca Enem, com aulões ao vivo online, simulados semanais e rotinas de estudo com temas norteadores. Também foram criados pela rede o Enem Flix (sugestão de filmes relacionados a conteúdos da prova) e o Enem News (divulgação das notícias sobre o exame).
Serviço
O Instituto Sonho Grande (ISG) é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 2015. Desde então, atua para a melhoria da qualidade de aprendizagem dos jovens do Ensino Médio público brasileiro a fim de garantir a formação integral do indivíduo. Para tal, defende e trabalha em colaboração com o poder público em prol da implementação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), um modelo escalável e de alto impacto. O ISG atua em em quatro grandes frentes: governança (apoiando secretarias na implementação do Ensino Médio integral com ferramentas de logística e infraestrutura e uso consciente dos recursos públicos); práticas pedagógicas e gestão escolar (em parceria com outras instituições, dando apoio à implementação de práticas centradas no desenvolvimento integral dos alunos, formação de professores e ferramentas de gestão); advocay (com agenda pública para disseminar informações sobre o Ensino Médio integral e para engajar a comunidade local) e pesquisas (com foco na aprendizagem e efeitos socioeconômicos).

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