Agentes de saúde de Delmiro/AL vão às ruas detectar casos da Covid-19 e de outras viroses


Em Delmiro Gouveia, Agentes de Saúde do município entraram em campo nesta quinta-feira, com o propósito de bloquearem a linha de transmissão dos casos de Covid-19, assim como a detecção precoce dos casos de arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya), cuja ação tem como alvo principal os bairros e povoados com maior incidência de contaminação.

A medida, segundo o secretário de Saúde, Petrúcio José Veiga Wanderley  é de identificar urgentemente  novos casos das doenças e assim poder acompanhar e dar as orientações para cada novo caso. “É necessário que a população entenda que, para cada contaminado, existe uma série de medidas que precisam ser tomadas por parte de cada paciente para evitar o aumento no número de contaminações” alerta Petrúcio.

O secretário Petrúcio argumenta, que com a realização da busca ativa será possível o desenvolvimento de ações mais rápidas, que evitem uma piora na saúde do paciente. Entende que o tratamento na fase inicial é importantíssimo para evitar a fase grave de cada doença.

A norma é que as pessoas que receberem as visitas dos técnicos da saúde e forem identificadas como caso suspeito para a Covid-19 ou Arboviroses, serão automaticamente encaminhadas para a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, Centro de Triagem ou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h).