Presidente da Carpil destaca crescimento da produção de umbu-cajá em Palmeira dos Índios


Luciano Monteiro, presidente da Carpil- Cooperativa Regional de Palmeira dos Índios, aposta no crescimento do plantio do umbu-cajá em Alagoas, sobretudo na Rota da Fruticultura do Estado. “O Plantio do umbu-cajá nas cercas e nas divisas de propriedades não prejudicam os plantios nas áreas contínuas e se transformam em pastos apícolas (alimentos para as abelhas) sombras para os animais, servem de reflorestamento e torna o meio ambiente mais sustentável”, afirma.

Confessa Luciano Monteiro, que a Rota da Fruticultura Alagoana terá o umbu-cajá como a fruta símbolo; sendo Palmeira dos Índios, segundo ele, já tida hoje como a capital alagoana dessa fruta tão apreciada.  “Vamos transformar Palmeira na capital nacional do umbu-cajá, com a identificação geográfica, principalmente com o reconhecimento do Governo Federal”

Luciano retrata ainda que os mais 400 produtores de Palmeira dos Índios colhem hoje a maior safra de umbu-cajá da história e geram ocupação e renda para várias famílias. “Ainda neste ano, iremos distribuir mais mudas; além de criar um fundo de apoio, a fim de atender as famílias que planejam expandir suas  plantações ainda mais” disse Luciano Monteiro.

Clique abaixo e veja a importância do  umbu-cajá…

Histórico 

A CARPIL tem como área de atuação os territórios da Cidadania do Agreste, Bacia Leiteira, Médio Sertão, Alto Sertão, Baixo São Francisco, Vale do Paraíba e na Mesorregião Xingó, em Alagoas. A Cooperativa foi constituída em 09 de agosto de 1979; ou seja, há 41 anos.  O programa Sombra e Água Vivas (Recuperação de Nascentes e Reflorestamento) recebeu o prêmio Fundação Banco do Brasil em 2011.

O presidente Luciano viaja o mundo relatando a experiência. De tão empolgante e bem-sucedida, uma parceria com a Coopavel de Maringá/PR, estimulou o Ministério da Agricultura a lançar um projeto de intercooperação nacional. A ministra Tereza Cristina esteve este ano na 32ª edição do Show Rural Coopavel e disse que o exemplo da Carpil e da Coopavel serão levados a todo o Brasil, contribuindo para uma verdadeira transformação agropecuária nas regiões onde as situações climáticas e de solo não são tão boas, mas onde a vontade de trabalhar dos lavradores é admirável.

Na verdade a Carpil permanece disseminando conhecimentos e a parceria rendeu à Coopavel um dos mais importantes prêmios de comunicação do Sul do Brasil à Coopavel. A vitória na categoria Mídia Cooperativa, do Prêmio Ocepar de Jornalismo, que teve seus campeões revelados setembro do ano passado, em Curitiba, veio com reportagem que conta os resultados de intercooperação entre a Carpil, Cooperativa de Palmeira dos Índios, com o Show Rural, evento de disseminação de técnicas e conhecimentos agropecuários realizado há 32 anos pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial, em Cascavel, no Oeste do Paraná.