Jornalista Grazi Duarte entre as homenageadas do Prêmio Selma Bandeira 2020


A jornalista Grazianne Duarte está entre as mulheres que serão homenageadas na 10ª edição do Prêmio Selma Bandeira, cuja solenidade acontece nesta terça-feira,22, em Maceió, às 20h, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), em Jaraguá.

O Prêmio realizado desde 2010,  selecionou 16 mulheres brasileiras para homenagear e reconhecer a força feminina.  A premiação de figuras femininas de destaque em áreas diversas é uma iniciativa dos produtores culturais Marcus Assunção e Fafá Rocha, da Eventurs/Ltda.

Um dos produtores do prêmio, Marcos Assunção, explica que a relação das homenageadas é feita com base em pesquisas ou pela indicação de alguém e que o nome de Grazi Duarte, por exemplo, surgiu a partir do reconhecimento do seu trabalho no portal Estadão Alagoas e na Rádio Estadão. “A gente sempre pensa no que podemos trazer como novidade a cada ano, e na produção desta edição”, conta.

“É uma grande honra estar entre as agraciadas com esse prêmio, que tem um forte simbolismo, pois presta uma justa homenagem à médica e militante política Selma Bandeira, que faleceu em 1986, enquanto ocupava o cargo de deputada estadual. Uma mulher que militou defendendo aquilo que acreditava, defendendo as mulheres, os necessitados e oprimidos”, destacou a jornalista.

Além da Jornalista, serão homenageadas: Tereza Nelma (Dep. Federal), Jandira Feghali (Dep. Federal); Help Nunes (Executiva Industrial), Rainha Marta (Jogadora de Futebol); Perolina Lyra (Superintendente da Secult / AL), Izaura Jatobá (Empresária e administradora), Cláudia Piati (Diretora de Marketing e Diretora de Segurança de Saúde para Indústria pela Fiea), Irá Carvalho (Empresária de shows e eventos da Bahia), Ione Malta (Corretora de Imóveis), Solange Arruda (Artista Plástica), Esvalda Bittencourt (Secretária do Seprev – Alagoas), Fabiana Lisboa (Psicóloga), Gigi Acioly (jornalista e Colunista social), Roberta Bomfim (Procuradora Federal) e Dona Coca (Marisqueira do Mercado da Produção).

Marcus Assunção explicou que, em sua décima edição, o prêmio é um reconhecimento à atuação expressiva de mulheres brasileiras em diversos segmentos da sociedade. Este ano foram indicadas 162 personalidades, e um júri composto por profissionais de várias áreas selecionou as homenageadas.

O evento acontecerá somente com a presença de algumas homenageadas devido a pandemia e não será aberto ao público. Todos os cuidados obrigatórios serão tomados como uso de máscara, álcool em gel e medidor de temperatura na entrada do local

Perfil

Alagoana nascida em Palmeira dos Índios, Grazi Duarte é formada em Comunicação Social e bacharel em Direito. Mãe de duas filhas, a jornalista tem uma atuação focada em defender, dar vez e voz ao povo palmeirense e consequentemente, alagoano. Grazi Duarte iniciou sua carreira profissional no Jornal Folha de Alagoas, do historiador Byron Torres, assinou coluna para a Tribuna do Sertão, Guiness Revista (Bauru- SP), Alagoas em Tempo, O Dia e atualmente comanda o site Estadão Alagoas.