Pesquisa do Ibrape destaca tranquila reeleição de prefeito do MDB no Norte de AL


O Ibrape divulgou nesta terça-feira,23, um levantamento de pesquisa realizado pelo órgão entre sexta e sábado da semana passada, onde aponta um favoritismo sem precedência quanto à reeleição garantida do prefeito de Porto de Pedras/AL, Henrique Vilela (MDB). A pesquisa entrevistou  600 eleitores com idade acima de 16 anos, por diversos locais de todo o município que tem no geral 6.899 títulos aptos para a eleição deste ano.  Como de lei, a pesquisa  teve seu registro no TSE, via TRE/AL, com o número AL 03198/2020. O instituto garante que o intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máximo é de 3,82% para mais ou para menos.

Detalhe é que este ano o eleitor de Porto de Pedras, terra de belas praias e rios,  está se deparando com o nome de Ariana Cavalcante concorrendo a poltrona principal da Prefeitura, tida como uma candidata sem expressão política local, que apareceu no apagar das luzes das convenções partidárias, homologando seu nome pelo PRB- Partido Republicano Brasileiro. Pois a pesquisa fez um confronto entre Henrique e Ariana e em todos os ângulos o atual prefeito leva uma ampla vantagem para se reeleger.

Números da pesquisa

Na avaliação sobre a administração de  Henrique Vilela, o gestor abocanhou 93% de aprovação; isso somando-se 46% ótimo, 43% de bom e 4% regular. No quesito se aprova ou desaprovo o governo de Vilela, ele obteve 92% positivo, 6% negativo  e 2% não souberam opinar. No quesito se a eleição fosse hoje, em quem você votaria:  Henrique teve 79,7% e Ariana apenas 2%. Numa outra rodada de questionamento sobre em quem o eleitor votará nesta eleição, Vilela alcançou 87% e Ariana 3%. Por fim, em quem o eleitor não votaria hoje: Ariana 70%, Henrique apenas 3% e 27% não souberam optar.