Governo inaugura segunda-feira mais um grande hospital no interior de AL

Cerimônia acontece na sede da unidade, às margens da BR-104, em União dos Palmares

Hospital Regional da Zona da Mata vai contar com 18 leitos de obstetrícia e 10 de pediatriaHospital Regional da Zona da Mata vai contar com 18 leitos de obstetrícia e 10 de pediatria-  Foto Carla Cleto

Depois de Porto Calvo há bem pouco tempo, em mais uma etapa do Programa de Regionalização da Saúde em Alagoas, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, inauguram às 10h da próxima segunda-feira (5) o Hospital Regional da Zona da Mata, em União dos Palmares. A cerimônia será transmitida ao vivo pelos canais oficiais do Governo de Alagoas no Facebook (Governo de Alagoas) e no Instagram (@governodealagoas). Na terra de Calabar, o Hospital inaugurado dias atrás, atender toda região Norte do Estado.

O Hospital Regional da Zona da Mata recebeu investimentos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 32,3 milhões e, além de atendimento na área de urgência e emergência, vai disponibilizar uma unidade de internação, centro de diagnóstico, centro cirúrgico e assistência ambulatorial. Conforme o perfil assistencial, o centro de diagnóstico irá contar com um laboratório funcionando 24 horas, além do serviço de tomografia computadorizada, raios-x e ultrassonografia abdominal total. Com relação ao ambulatório, os usuários irão dispor de atendimento especializado nas áreas de clínica médica, ginecologia, cirurgia geral e vascular.

Para assegurar assistência ágil e qualificada, o Hospital Regional da Zona da Mata irá dispor de 30 leitos de UTI, 27 na enfermaria cirúrgica, 18 leitos na obstetrícia e dez na pediatria, além de sete leitos na recuperação anestésica, divididos entre as quatro salas do centro cirúrgico. Além da população de União dos Palmares, os moradores de Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Jundiá, Campestre, Joaquim Gomes e São José da Laje serão atendidos na nova unidade, contemplando mais de 265 mil habitantes da III Região de Saúde.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o Hospital Regional da Zona da Mata representa mais um passo para assegurar que os alagoanos tenham acesso a serviços de saúde na região onde residem. “Desde a primeira gestão do governador Renan Filho que a meta foi descentralizar os serviços de saúde da capital. Para isso, foram estabelecidas metas e, após muito trabalho dos técnicos da Sesau e do maior investimento financeiro de todos os tempos na saúde pública, o planejamento se torna realidade. A prova são os Hospitais da Mulher e Metropolitano, em Maceió, e o Regional do Norte em Porto Calvo, que já estão em pleno funcionamento. Agora, com a abertura da nova unidade em União dos Palmares, mais uma etapa da regionalização da saúde em Alagoas se concretiza”, salientou.

Acesso – Para ser atendido no Hospital Regional da Zona da Mata, os usuários terão que ser encaminhados pelas unidades mistas e hospitais municipais de pequeno porte dos 11 municípios da III Região de Saúde. Para isso, no entanto, será necessário que a Central de Regulação Estadual seja comunicada, visando organizar o fluxo e agilizar a assistência. O único atendimento que terá demanda espontânea, será o serviço de urgência e emergência, com porta aberta para os usuários, mas, mediante classificação de risco, segundo prevê o Protocolo de Manchester, utilizado em unidades de saúde de todo o mundo.

Texto de Josenildo Törres/ Secom/AL 

Comentários

Rolar para cima