Feriadão: Detran/AL alerta para cuidados com as crianças e reforça operação Lei Seca


Autarquia promove campanha educativa digital durante a semana do Dia da Criança

Com o feriado de Nossa Senhora Aparecida nesta segunda-feira , quando também se comemora o Dia da Criança, muitos pais ou responsáveis vão pegar a estrada com os pequenos. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas faz um alerta para que os cuidados no trânsito sejam respeitados, especialmente quando há o transporte de crianças no veículo

De acordo com as leis de trânsito brasileiras, as crianças devem usar os dispositivos de retenção veicular – bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação -, do nascimento até os dez anos de idade, quando poderão ser transportadas no banco da frente dos veículos.

É necessário que o responsável verifique se o dispositivo utilizado é apropriado à idade, ao peso e à altura da criança e que se adapte adequadamente ao veículo no qual for usado. Além disso, os equipamentos devem possuir o selo do Inmetro. Quando instalados, de acordo com os critérios corretos, esses dispositivos reduzem em até 71% o risco de morte em um acidente.

Os cuidados de rotina também devem ser tomados, logo é importante que o condutor verifique o estado de conservação dos itens básicos de segurança do veículo, como as condições e calibragem correta dos pneus, do cinto de segurança e do sistema de freios e iluminação.

Campanha digital

Durante a semana  em que o Dia da Criança é comemorado, o Detran de Alagoas promoverá uma campanha on-line para incentivar o cuidado com as crianças no trânsito. A iniciativa tem o objetivo de ensinar crianças o quanto antes sobre seus direitos, deveres e leis do trânsito, e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, na vida e nas ruas.

Serão divulgados conteúdos de educação para o trânsito infantil nas redes sociais do órgão, visto que a criança educada para o trânsito colabora para a proteção de si mesma e dos outros, além de se tornar um adolescente e, depois, um adulto mais cuidadoso.

Lei Seca

Além das ações educativas, o Detran/AL também reforçará a fiscalização da operação Lei Seca, política pública do Governo de Alagoas coordenada pela autarquia. Desde ontem (08), a Lei Seca iniciou as ações e continuará na modalidade presencial, circulando em diversas regiões da capital, incluindo as saídas da cidade, com uma ação de ostensividade em parceria com a equipe de inteligência do Detran/AL, que indicará os pontos para realização dos testes de alcoolemia de forma estratégica.

A autarquia ressalta que é muito importante que os condutores obedeçam a sinalização e legislação de trânsito, pois acidentes podem ser evitados respeitando os limites de velocidade e os cuidados necessários, como não ingerir nenhum tipo de substância que altera a capacidade psicomotora antes de dirigir e jamais utilizar celular ao volante.

Ascom Detran/AL