Candidatos à prefeitura assinam compromisso com a primeira infância no TJ-AL, nesta quarta-feira


Tereza Nelma, coordenadora do Nordeste da Frente Parlamentar da Primeira Infância, quer que os gestores municipais alagoanos estejam comprometidos com os direitos da criança

Como coordenadora da região Nordeste para a Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, a deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL) convocou todas as candidatas e candidatos ao cargo de prefeito dos municípios alagoanos para que assumissem um compromisso público pelos direitos das crianças na primeira infância. A parlamentar enviou um termo para o email de todos para que, ao assiná-los, os pretendentes à prefeitura acolhessem a agenda da Primeira Infância em seu Plano de Governo Municipal. A assinatura do documento será nesta quarta-feira (11), às 14 horas, na presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Participarão da solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Tutmés Airan; o coordenador da Rede Estadual da Primeira Infância do Estado de Alagoas (REPI-AL), Dr. Cláudio Soriano; Elisângela Mercado, professoral da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), diretora de formação da União nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/AL) e membro da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) e da REPI/Alagoas; além da deputada e representando homens e mulheres candidatos às prefeituras, Dalmo Júnior, candidato pelo município de Piaçabuçu e Juliana Mateus, candidata pela cidade de Santa Luzia do Norte.

Para a deputada Tereza Nelma, é fundamental que os futuros prefeitos e prefeitas, ao iniciarem seu mandato em 2021, realizem um governo comprometido com as crianças, garantindo as condições necessárias para que se desenvolvam em um ambiente saudável, seguro e de oportunidades. “Em 2019, articulei para que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Alagoas assinassem o Pacto Estadual pela Primeira Infância. Para que o estado caminhe unido nas ações pelo cuidado e a proteção das crianças de 0 a 6 anos. Agora, nossa ideia é que os novos gestores municipais também estejam engajados pelas crianças nessa idade. Isso é uma prioridade prevista na nossa Constituição Federal e que precisa sair do papel. Além disso, o eleitor precisa saber qual candidato está disposto a trabalhar pelos direitos das crianças em sua cidade.”, afirmou a deputada. Ela ainda garantiu que vai cobrar e acompanhar o cumprimento do compromisso.

Pacto entre os poderes de Alagoas com a Primeira Infância

Alagoas foi o segundo Estado brasileiro a assumir o compromisso com a primeira infância e aderir ao Pacto Nacional. Em setembro de 2019, em evento articulado pela deputada federal Tereza Nelma, o governo de Alagoas e o Tribunal de Justiça, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário assinaram o Pacto Estadual pela Primeira Infância.

O pacto promove uma forte integração entre todos os órgãos que o assinaram, visando a proteção das crianças, o desenvolvimento de mais pesquisas, estudos e capacitações de profissionais que lidam com esse público em suas atividades.

Com assessoria