Secretário do Ministério das Relações Exteriores se impressiona com atendimento médico que recebeu numa UBS de AL


Prefeito da turística cidade de Porto de Pedras, litoral Norte de Alagoas, Henrique Vilela postou um texto nas redes sociais, dando conta de que na véspera deste Natal recebeu um depoimento que lhe deixou muito orgulhoso. Foi do Secretário, Tiago Carneiro (foto abaixo) do Ministério das Relações Exteriores; sobre a maneira de como foi atendido pela equipe médica de uma Unidade Básica de Saúde- UBS,  daquela cidade alagoana.

“Ele disse que em viagem de passeio pela nossa região, necessitou de assistência  médica. Foi na UBS José Aluízio da Cunha, onde foi atendido pelo Dr. Israel, num padrão Hospital Sírio-libanês, ou até melhor, conforme disse em seu depoimento” disse o prefeito, que postou na íntegra o texto; sobretudo,  enaltecendo a todos os profissionais da Saúde de seu município.

Caro Prefeito Henrique Vilela,

Boa noite!

Aqui é o Secretário, Thiago Carneiro, do Ministério das Relações Exteriores. Escrevo-lhe para congratular-me quanto ao excelente atendimento médico que me foi prestado pelo Dr. Israel Araújo e sua equipe, no Posto de Saúde de Porto de Pedras, na semana passada.

Ao voltar de missão oficial na Ucrânia, no dia 06/12, fiz os exames de sangue no Hospital das Forças Armadas, aqui em Brasília, que deram negativo para COVID. Com isso, me senti seguro para dois dias depois seguir viagem para Alagoas, com minha família, como havia previsto. Ao chegar a Maceió, soube que os demais integrantes da delegação oficial haviam testado positivo para COVID. Neste sentido, e como havia levado comigo os kits do Ministério da Saúde, comecei a usar aquele protocolo como precaução.

Tendo iniciado com um quadro de tosse e leve febre, quando já estava em São Miguel dos Milagres, resolvi buscar atendimento médico na região, quando fui orientado a me dirigir à UBS José Aluízio da Cunha. Lá chegando, fui desde o início tratado com grande cuidado e atenção, em um tipo de atendimento que me fez ter orgulho e segurança. O Dr. Israel fez uma análise clínica de meu caso e já iniciou o uso da Dexametazona, bem como de novo ciclo de azitromicina, ivermectina, aventin e vitaminas, C, D e zinco. Além disso, ele solicitou uma série de exames, como a tomografia de tórax e exames de sangue, que o ajudariam em uma melhor análise de meu caso.

Para além de todo o primoroso atendimento, o Dr. Israel foi muito além do que eu podia esperar e me deu seu celular pessoal, pedindo que eu enviasse os exames tão logo os tivesse e que o mantivesse informado de toda minha evolução. Percebemos que houve comprometimento de cerca de 25% de meus pulmões, mas o tratamento já estava surtindo efeito e minha oxigenação, que no primeiro dia estava em 95%, logo foi para 97%, 98%, sem febre. Todos os dias eu fui à UBS ou me comuniquei com o Dr. Israel e, em todas as oportunidades, ele dispensou a mim e à minha família o mesmo cuidado a tenção. Minha esposa e filho também se contaminaram, mas sem maiores sintomas, além da perda de olfato de minha esposa.

Ao regressar a Brasília, fui direto ao Hospital Sírio-libanês para ver como estava. Nas palavras da equipe que me atendeu, o Dr. Israel fez um excelente trabalho, “no padrão do Sírio”. Eu, no entanto, diria que ele foi até melhor. O Dr. Israel mostrou-se uma profissional ímpar, de uma qualidade técnica inequívoca, mas com uma faceta humana tão rara quanto bela.

Caro Prefeito,

São profissionais como o Dr. Israel e sua equipe, naquela singela UBS, que fazem a diferença e que seguem à risca os mais elevados preceitos da Medicina. Como filho de médico, sinto-me honrado de ver esse tipo profissional abnegado. Ele foi o responsável maior por minha pronta recuperação e tudo o que aqui escrevo ainda será pouco perto da gratidão que lhe tenho. Como autoridade gestora, peço que receba também meus elogios pela forma profissional e de grande qualidade como tem mantido aquela UBS, certamente em um momento tão desafiador.

Por favor, peço que externe ao Dr. Israel e à equipe da UBS José Aloizio da Cunha meu mais profundo sentimento de gratidão pelo elevado profissionalismo e humanidade no tratamento. Com meus melhores cumprimentos, Thiago.

Ps. Faço questão de escrever ao e-mail da secretaria de saúde da prefeitura, como forma de registro oficial de tudo o que se passou. Os bons profissionais merecem todo nosso reconhecimento.