Idealizador do principal cartão postal de Palmeira narra como tudo surgiu há  44 anos na Serra do Goiti

O advogado Geraldo Ribeiro postou em suas redes sociais neste domingo, um curioso relato de como surgiu à implantação da estátua do Cristo na serra do Goiti, lá em Palmeira dos Índios. Trata-se de um histórico rico em detalhes, sobretudo porque o próprio Geraldo foi o principal idealizador da obra, que por sua vez, ao longo dessas  últimas quatro décadas, alcançou o grau de ser o principal cartão postal da cidade Princesa do Agreste.

Acompanhe abaixo na íntegra  o relato de Geraldo Ribeiro:

Há exatos 44 anos dava início um sonho de quando criança e materializado sob as bênçãos de Cristo e dos abnegados companheiros da Câmara Júnior de Palmeira dos Índios- CAJUPI nascia ali o CRISTO DO GOITI. Junto com o então prefeito Jota Duarte e o imortal bispo diocesano Dom Otávio Aguiar, que acreditaram em nosso sonho, lançamos a pedra fundamental.

Seu Manoel Rodrigues da Rede Ferroviária de Ferro/SA, mestre de obras, tocou a construção com muita determinação. Cortamos a Serra do Goiti e no lombo de jumento levávamos material até que Jota autorizou uma máquina para nos ajudar. Foi tudo muito difícil e penoso, os palmeirenses sonharam conosco, e nos ajudaram tornar possível à construção da imagem.

Hoje o Cristo do Goiti, é um espetáculo a céu aberto; o orgulho de minha amada Palmeira dos Índios.  Do Cristo  do Goiti e meu pessoal,  ele demonstra toda nossa força, coragem e fé, e lá do alto ele nos abençoa todo os dias tornando a nossa cidade e os palmeirenses de um modo geral, num povo visionário e vitorioso. Parabéns meu amado Cristo do Goiti, feliz aniversário!

Revitalização do Cristo do Goiti

No dia 21 de abril de 2019, com recursos do governo federal, o prefeito Júlio Cezar (PSB) conseguiu inaugurar uma obra de reurbanização em todo entorno do Cristo do Goiti, cujo evento contou com apresentações culturais, como o Toré dos Ìndios Xucuru-Kariri, Reisado do quilombo Tabacaria, Orquestra Sinfônica Graciliano Ramos, Banda Ruah, Grupo de Louvor e a santa missa de Páscoa, celebrada pelo bispo Dom Manoel Filho. O bispo também proferiu a benção apostólica durante o descerramento da placa inaugural da obra.

A solenidade contou com a presença de vereadores, secretários municipais, do deputado federal Marx Beltrão e ex-políticos como o ex-prefeito Jota Duarte e o ex-deputado estadual Gervásio Raimundo, o idealizador do Cristo Redentor, Geraldo Ribeiro, além de dona Helena Sá, que representou a família do agropecuarista Antônio Badé, doador de parte do terreno onde está localizado o Cristo. Eles, e outras autoridades, receberam uma homenagem das mãos do prefeito Júlio Cezar por toda contribuição dada para que o monumento do Cristo fosse erguido na cidade.

Comentários

Rolar para cima