Cinco atividades físicas que podem fazer a diferença na saúde de idosos

Treinador Gustavo Luz avalia que as modalidades adequadas para a terceira idade vão muito além do pilates e da hidroginástica

Quando falamos em atividade física para pessoas da terceira idade, é importante, antes de tudo, saber quem é o idoso que vai praticar a atividade. Às vezes as pessoas associam atividade física para essa faixa etária apenas a hidroginástica e pilates – que são excelentes atividades, mas outras também são. O praticante pode ter sido lutador e gostar de lutar, ou corredor ou nadador e preferir voltar a praticar essas atividades. Essas experiências precedentes influenciam muito na escolha e no sucesso da atividade como promotora da qualidade de vida. O mais importante é ter orientação e saber como dar os primeiros passos. Dito isso, confira algumas sugestões de atividades para essa turma:

+ Quatro dicas básicas para manter a regularidade nos treinos de corrida

Corrida pode ser praticada em qualquer idade — Foto: Istock Getty images

Corrida pode ser praticada em qualquer idade — Foto: Istock Getty images

  1. Dança – É uma atividade física que pode ter várias intensidades, de acordo com cada um. Além de trabalhar o corpo e a coordenação, é altamente indicada para a socialização com outras pessoas.
  2. Natação – É uma modalidade bastante segura e com baixo risco de lesão. Também trabalha a coordenação e, principalmente, o ritmo de respiração. Se já tiver praticado o esporte, melhor ainda. Os nados crawl, peito e costas são bem indicados e mexem a musculatura de uma forma global. O nado borboleta é o mais difícil e não precisa ser praticado.
  3. Corrida – Quase todo mundo pode correr se seguir um plano bem orientado e que respeite e acompanhe as evoluções. Não existe idade para começar a correr, encare isso como uma oportunidade.
  4. Hidroginástica – É um trabalho de força e equilíbrio que pode trazer excelentes adaptações musculares. E, como é praticada com mais da metade do corpo na água, se torna uma ótima sugestão para aqueles que têm algum problema com equilíbrio.
  5. Musculação – É uma atividade coringa. Pode ser facilmente ajustada para um trabalho específico em qualquer parte do corpo. Como os pesos dos aparelhos e halteres são graduados, uma progressão bem suave pode ser feita. Para os iniciantes, os aparelhos podem ser mais eficientes em um primeiro momento. Mas com o ganho gradual de força e prática, uma boa sugestão é fazer alguns exercícios com peso livre também.

 

Por Gustavo Luz  – Rio de Janeiro 

Educador físico, treinador e praticante de corrida e triatlo. Diretor técnico da G-LUZ Top Team

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Ge / EuAtleta.com.

Comentários

Rolar para cima