Navio cargueiro é desencalhado no Canal de Suez e tráfego é liberado


Após uma semana, embarcação conseguiu flutuar e foi reajustada na rota certa. Tráfego no Canal será retomado

Cargueiro foi liberado no Canal de Suez depois de uma semana encalhado

Cargueiro foi liberado no Canal de Suez depois de uma semana encalhado

SUEZ CANAL AUTHORITY/HANDOUT VIA REUTERS – 29.3.2021

O gigantesco navio cargueiro Ever Given foi liberado no Canal de Suez nesta segunda-feira (29), depois de quase uma semana bloqueando a rota, afirmaram as Autoridades do Canal de Suez.

“O almirante Osama Rabie, presidente da Autoridade do Canal de Suez, proclamou a retomada do tráfego de navegação no canal”, anunciou a SCA em um comunicado.

O tráfego será retomado em breve, e autoridades estimam que demorará três dias e meio para todos os 400 navios que esperavam o navio desencalhar consigam atravessar o trajeto. Centenas de embarcações mudaram de rota com o bloqueio do Canal de Suez, que liga a Europa e a Ásia, e estão contornando a África para chegar em seus destinos.

O desencalhe do navio foi comemorado com buzinaços dos barcos ao redor, enquanto o navio começava a subir lentamente na direção norte do canal, constataram os jornalistas da AFP.

Imagens de estações de televisão locais mostravam o barco avançando.

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, não esperou pelo fim do resgate para se parabenizar no início do dia por uma operação “bem-sucedida”, sendo o famoso canal uma importante fonte de renda para o país.