Muita gente sabe que 21 de abril é feriado, mas o histórico de Tiradentes poucos conhecem


Seria interessante que houvesse uma Lei nesse país, para que em datas importantes como essa de hoje, 21 de Abril, feriado nacional em homenagem a Tiradentes, os meios de comunicação, sobretudo rádio e TV divulgassem em curto detalhe (a exemplo daquelas chamadinhas de campanha política), o significado do feriado.

O triste dessa história é saber que milhões de brasileiros, sabem muito bem que hoje é feriado, mas não têm conhecimento algum do histórico do protagonista homenageado. Por essa razão, nosso Blog foi buscar as mais frequentes perguntas  sobre o mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes…

 

Motivo do feriado  –Neste feriado do dia 21 de abril, um dos maiores nomes da história do Brasil é celebrado: Tiradentes. Entre tantas carreiras, o que tornou Tiradentes um herói nacional foi o fato de ter sido um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento contra os impostos exacerbados no Brasil que durou de 1789 a 1792.

Quem foi Tiradentes e qual a sua importância?   –Tiradentes foi o único dos envolvidos na Inconfidência Mineira a ser condenado à morte. Após a Proclamação da República, ele foi transformado em herói. Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido pelo apelido de “Tiradentes”, consagrou-se por sua participação ativa na Inconfidência Mineira. 

Quem foi Tiradentes é porque ele morreu?- 21 de abril – Tiradentes foi enforcado por lutar pela Independência do Brasil. No século 18, o Brasil era uma colônia portuguesa que gerava grandes lucros para sua metrópole, em função do ouro e dos diamantes que haviam sido descobertos na região que ficou conhecida como a das Minas Gerais.

 Qual é a verdadeira história de Tiradentes?  –Joaquim José da Silva Xavier, conhecido na história como Tiradentes, foi enforcado e esquartejado no dia 21 de abril de 1792. Em 1965, foi proclamado Patrono Cívico da Nação Brasileira pela Lei 4.867 e é a única pessoa do país homenageada com um feriado na data de sua morte.

Qual era a profissão de Tira Dentes? –Nascido na Vila de São José Del Rei – hoje uma cidade chamada de Tiradentes em sua homenagem -, seu verdadeiro nome é Joaquim José da Silva Xavier. Durante sua vida Tiradentes exerceu diversas profissões, como minerador, tropeiro, alferes (atual subtenente) e também dentista – o motivo de seu apelido.

Por que Tiradentes foi considerado um herói?  –Entre tantas carreiras, o que tornou Tiradentes um herói nacional foi o fato de ter sido um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento contra os impostos exacerbados no Brasil que durou de 1789 a 1792, pela corte portuguesa.

Qual a importância do Dia de Tiradentes?  –Dia 21 de abril é feriado no Brasil, porque se comemora o Dia de Tiradentes. A data remete ao dia da morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o que ocorreu em 21 de abril de 1792. Joaquim José foi um dos líderes da Inconfidência Mineira

O que foi a Inconfidência Mineira?  –Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, é como ficou conhecida à revolta de caráter separatista que estava sendo organizada na capitania das Minas Gerais no final do século XVIII. Tiradentes foi um dos envolvidos nessa revolta. A Inconfidência foi uma tentativa de revolta abortada pelo governo em 1789, em pleno ciclo do ouro, na então capitania de Minas Gerais, no Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português.