Índia coloca rede no rio Ganges para resgatar mortos por Covid-19

Descoberta de 71 corpos no rio reavivou os temores de que o vírus esteja devastando o interior rural do país

Índia coloca rede no Ganges para resgatar mortos por covid-19

A autoridades do norte da Índia informaram que estenderam uma rede no rio Ganges, depois da descoberta de dezenas de corpos encalhados, os quais seriam de vítimas da covid-19.

O ministro de Recursos Hídricos do Estado de Bihar (Nordeste), Sanjay Kumar, anunciou no Twitter, nesta quarta-feira (12), que uma “rede” foi colocada no Ganges, na fronteira com o Estado de Uttar Pradesh. As patrulhas foram intensificadas nesta região.

A descoberta de 71 corpos no Estado de Bhar reiavivpopulação.ou os temores de que o vírus esteja devastando o interior rural da Índia, onde vivem dois terços da população 

O governo estadual “tratou da infeliz questão dos restos mortais flutuantes” nas águas do Ganges, acrescentou Sanjay Kumar, que disse lamentar “a tragédia e os danos causados ao rio Ganges”.

De acordo com o ministro, as necropsias revelaram que as vítimas estavam mortas há quatro, ou cinco, dias.

Segundo moradores ouvidos pela Agencia France Press -AFP – os corpos podem ter sido abandonados no rio, sagrado para os hindus, por familiares que não tinham recursos para comprar a madeira necessária para as cremações tradicionais. Outro motivo apontado pelos entrevistados foi a falta de espaço nos crematórios, assoberbados devido ao grande número de mortes por covid-19.

Jornais locais informam que 25 corpos também foram encontrados no distrito de Gahmar, em Uttar Pradesh.

O total de óbitos na Índia passou de 250 mil nesta quarta. Muitos especialistas consideram, no entanto, que o balanço real seja muito maior, já que a pandemia se propagou para além das grandes cidades, chegando às áreas rurais, onde hospitais e registros são deficientes.

Comentários

Rolar para cima