Missa campal marca abertura da safra canavieira 21/22 da Pindoroma, cooperativa que projeta novo récorde de produção

Momento de fé, de esperança por dias melhores e de pedidos de bênçãos para que a moagem de cana-de-açúcar seja lucrativa e pacífica, com base nos frutos gerados pelo trabalho. Foi com esses objetivos que, na manhã desta terça-feira, 17, aconteceu a Missa de Abertura da Safra 2021/2022 da Cooperativa Pindorama.

Realizada no pátio interno da usina, a Missa foi organizada pela diretoria da empresa cooperativista e celebrada pelo padre José Silva Oliveira Filho, líder da Paróquia Nossa Senhor Assunta ao Céu, que assiste à região.

Além dos diretores Klécio Santos (presidente), Carlos Roberto Santos (vice-presidente) e Antônio Oliveira (secretário), associados e colaboradores da indústria, também participaram da solenidade autoridades políticas de Alagoas, como o deputado estadual Yvan Beltrão (PSD); o secretário de estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Maykon Beltrão; o presidente da Emater-AL, João Paulo; o prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão (PP); e o presidente da Câmara de Vereadores local, Dalmo Porto (PSD), dentre outros.

O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, aproveitou para parabenizar o presidente Klécio Santos pela capacidade de gestão, e desejou a todos uma excelente safra.

“A Pindorama é uma das indústrias que mais empregam aqui na região, com mais de mil associados. É uma grande riqueza e orgulho para o nosso município. Apesar das grandes crises do setor sucroalcooleiro, o presidente Klécio, com toda sua equipe, conseguiu passar adiante e, hoje, vivemos um tempo melhor”, ressaltou Marcelo Beltrão.

Por sua vez o secretário de Estado da Agricultura, Maykon Beltrão, fez questão de enfatizar a importância da Cooperativa Pindorama para o desenvolvimento de toda Alagoas. “O cooperativismo mais forte, a indústria da cana-de-açúcar batendo recorde de produção, trazendo desenvolvimento para toda região no entorno de Coruripe, atingindo São Sebastião, Igreja Nova, Penedo, Feliz Deserto e outras cidades, isso exemplifica a capacidade da Pindorama em estabelecer o avanço no nosso estado”, enfatizou Maykon.

Também presente à cerimônia, o deputado estadual Yvan Beltrão, que é agrônomo, colocou Pindorama no patamar de exemplo do segmento no Brasil. “Deve servir de espelho em todos os sentidos. Exemplo para o pequeno produtor, que vive da agricultura familiar e que tem a segurança de ter o sustento de sua família, entregando aquilo que produz a uma empresa séria, que tem credibilidade e respeito, tendo a certeza que no fim do mês pode fazer sua feira e ter qualidade de vida”.

Após a celebração, Klécio Santos lembrou a maneira como cada conquista foi alcançada. “Lembro-me de quando esse local era apenas um pequeno braço desta Cooperativa, com chão de terra batida. Agora, vemos a estrutura de nossa empresa se fortalecer a cada dia, superando os desafios que o trabalho nos reserva, de forma coesa, mais unida e mais humilde perante a Deus”, destacou o presidente.

Previsão e projeções

A abertura oficial da Safra 2021/2022 está prevista para esta quinta-feira, 19, a depender das condições climáticas, de acordo com Elielson Queiroz, gerente Industrial da Usina Pindorama.

Na safra passada, a Usina Pindorama bateu o seu recorde de moagem, com 1,035 milhão de toneladas de cana triturada. Para este ano, há uma projeção de aumento de cerca de 10% em relação à safra passada.

Segundo Queiroz, a estimativa é de que sejam moídas aproximadamente 1,150 toneladas de cana, gerando a produção estimada de 50 milhões de litros de álcool e 1,1 milhão de sacos de açúcar de 50kg.

“Isso é apenas uma estimativa, uma vez que nossa produção depende da análise de mercado. O produto que estiver tendo maior rentabilidade, com base na lei da oferta e da procura, terá mais prioridade no momento da fabricação”, destacou Queiroz.

Comentários

Rolar para cima