Iteral e Sedutur discutem a importância da energia eólica em AL

Reunião ocorreu ontem, segunda-feira, na sede do Iteral e a avaliação que se tem é que a Serra do Parafuso situada no município de Mata Grande é o local mais estratégico para a implantação do parque eólico

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) estão alinhando suas equipes para a efetivação do primeiro Parque de Energia Eólica no Estado de Alagoas. Nessa segunda-feira, 27, o secretário executivo Allan Pierre e o gerente de recursos energéticos Bruno Macedo estiveram na sede administrativa do Órgão de Terras, numa reunião com Jaime Silva, presidente do órgão.

Atualmente, o Estado de Alagoas é o único da região Nordeste que ainda não possui geradores eólicos instalados em seu território. No encontro com o diretor presidente Jaime Silva foi destaca a importância histórica e socioeconômica desse projeto que visa a inserção na produção de energia renovável, além de garantir a expansão socioeconômica, investimento tecnológico e o baixo impacto ecológico.

 O Governo de Alagoas vem articulando-se com a empresa Casa dos Ventos, que demostrou interesse em fazer o investimento e apresentou o projeto para a construção e operação do Parque Eólico. Para a efetivação do empreendimento, o Iteral auxiliou na identificação do local mais estratégico que é a Serra do Parafuso, situada no município de Mata Grande, no Alto Sertão, que possui grande incidência de ventos.

Com a proximidade da instalação, o Órgão de Terras encontra-se com sua equipe técnica em campo executando o trabalho de regularização fundiária na região, com a demarcação territorial e a identificação dos imóveis rurais que serão titulados. Estima-se que possui cerca de 300 imóveis rurais de posse no local, destes, 120 títulos já estão prontos e serão assinados pelo Governador e os demais encontram-se em andamento com os trabalhos de geo-cadastro para regularização. Posteriormente, será agendada a entrega oficial para a entrega da documentação aos

A energia eólica é uma das formas de energia mais limpas e eficazes, sendo captada por meio do fluxo, força e velocidade do vento. Tem sido um diferencial no Brasil e vem conquistando recordes na produção de eletricidade renovável e sustentável.

Texto/Fotos: Helciane Angélica Santos Pereira (Iteral/Ascom)

Comentários