Governador de SP pede que Arthur Lira questione Petrobras sobre combustível

Doria negou que a alta do preço seja responsabilidade do ICMS, considerado o vilão pelo governo federal

Governador nega que alta do preço dos combustíveis seja por causa do ICMS

Governador nega que alta do preço dos combustíveis seja por causa do ICMS

MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL – 16.09.2021

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), reagiu nesta quarta-feira às declarações do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com relação à cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), considerada pelo governo federal como o principal responsável pelo alto preço do combustível no país. Doria negou que o preço seja responsabilidade do ICMS, e sugeriu que Lira indique à Petrobras o porquê dos aumentos constantes do combustível.

Leia também: Combustíveis: Bolsonaro pede aprovação de PL que fixa ICMS

“Quem fixa o preço do combustível no Brasil não são os Estados, os governadores, nem mesmo o ICMS, é a Petrobras. A Petrobras, neste momento, pertence ao governo federal”, afirmou Doria, nesta quarta-feira. “Recomendo ao deputado Arthur Lira que indague à Petrobras o porquê dos aumentos constantes nos combustíveis, não só combustíveis nos postos, como também o preço do gás, para o consumidor e para uso industrial.”

LEIA TAMBÉM é só clicar:

Na terça-feira (28), enquanto acompanhava o presidente Jair Bolsonaro em agenda em Alagoas, na cidade de Teotônio Vilela o presidente da Câmara mostrou o alinhamento com o discurso do Palácio do Planalto, ao culpar os governadores pelo acréscimo do preço do insumo. “Sabe o que é que faz o combustível ficar caro? São os impostos estaduais”, disse.

Além de pedir maior sensibilidade de dirigentes estaduais com relação ao tema, Lira declarou que os governadores têm de dar “sua cota de sacrifício”. “Estão arrecadando muito neste momento de pandemia.”

O secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles, falou na mesma linha do governador de São Paulo e disse que o ICMS não tem mudado ao longo dos anos e que tem acompanhado o preço da gasolina e do óleo diesel fixado pela Petrobras.

Meirelles também criticou a proposta de fixar o preço do ICMS que foi enviada para o Congresso. Segundo o secretário, a proposição tem várias falhas e não combate o problema principal, que é a flutuação de preços da estatal.

Para o secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo, o projeto apenas diminuiria a arrecadação dos governos dos Estados o que impacta, diretamente, nos investimentos para a área de saúde, educação e segurança.

Ainda segundo Meirelles, uma possível solução para frear a subida no preço dos combustíveis seria a diminuição da margem de lucro dos acionistas da Petrobras. “A empresa já está com lucro extraordinário e vai continuar tendo lucro sobre combustível. É só baixar um pouco isso, diminuir um pouco os repasses dos lucros ao governo federal, que é o principal acionista, e aos acionistas privados, que estão recebendo livremente o fluxo de dividendo.

 por Agência Estado

Copyright © Estadão. Todos os direitos reservados.

Comentários

Rolar para cima