Artesãos alagoanos expõem peças em mostra cultural no Senado Federal

Por meio da Associação Brasileira dos Sebrae/Estaduais, a instituição em Alagoas articulou o envio de algumas obras de mestres como André da Marinheira, de Boca da Mata, e Abelardo, da Ilha do Ferro

O artesanato e a comida típica alagoana terão espaço na mostra promovida pelo Senado Federal durante este mês de outubro, em Brasília (DF), e que faz parte do ciclo “A Internacionalização da Gastronomia e do Turismo como Indutores do Desenvolvimento Regional”. A Exposição Cultural da Região Nordeste acontece de 26 a 28 de outubro, no Espaço Evandro Cunha Lima, no Senado, e conta com o apoio do Sebrae Alagoas.

Por meio da Associação Brasileira dos Sebrae/Estaduais (ABASE), a instituição em Alagoas articulou o envio de algumas peças de mestres como André da Marinheira (Boca da Mata), Abelardo (Ilha do Ferro), Arlindo (Maceió), Vânia (Maceió) e Jasson (Belo Monte), além de entidades que representam artesãos e bordadeiras, como Pontos e Contos (Penedo), Artecer (Paripueira), Belas Artes (Porto de Pedras), Instituto do Bordado Filé (região das Lagoas Mundau e Manguaba) e Estação Cangaço (Piranhas).

“E na mostra gastronômica nós convidamos o chef Serginho Jucá, para cozinhar e servir comida típica alagoana. Ele irá fazer um prato utilizando o siri. Cocadas e bolinho de goma também serão servidos”, revela a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Marina Gatto.

“Na exposição de artesanato serão expostos produtos representativos das regiões alagoanas. Os produtos ficarão expostos para parlamentares, presidentes de federações e outras autoridades estratégicas [que visitam o Senado Federal]”, completa.

O papel da gastronomia, do turismo e até mesmo da Economia Criativa no desenvolvimento das regiões brasileiras tem sido defendido em um ciclo de debates da Comissão de Relações Exteriores (CRE), um dos colegiados de senadores da Casa.

Esse ciclo de debates tem contado com audiências públicas, exposições de artesanato e degustações de comidas típicas de cada região do País, com uma programação voltada não só para os brasileiros, mas também para as representações estrangeiras.

O objetivo desse ciclo, que a cada mês promove uma das cinco regiões brasileiras, é lançar luz ao potencial que a exploração estruturada das aptidões da culinária e dos demais atrativos de cada estado podem contribuir para a economia, em especial das regiões menos desenvolvidas. Já ocorreram exposições com as regiões Norte e Sudeste do Brasil.

Comentários

Rolar para cima