Em AL, Porto de Pedras é o 1º município turístico a concluir Plano Diretor

Cidade também sai na frente na implantação de ISOs de sustentabilidade em Alagoas

Após oito meses de trabalho, muitas audiências públicas e debates, o município de Porto de Pedras será a primeira cidade turística do litoral Norte de Alagoas a ter um Plano Diretor. A entrega oficial do projeto será feita nesta terça feira , dia 10 de maio, na Câmara de Vereadores da cidade. Esse é o segundo projeto executado em parceria com a prefeitura que já tem um plano de ordenamento concluído.


O convênio entre a prefeitura e o governo do Estado para o Plano Diretor foi firmado em janeiro de 2021. Vencedora da licitação, a empresa GO Soluções em Projetos trabalhou junto a um núcleo participativo da comunidade, coordenado pela bióloga Morgana Macedo, e o poder público construindo um documento que vai guiar todo o processo de desenvolvimento da cidade.


Diferente do plano de Ordenamento, voltado para parâmetros urbanos da cidade como espaços públicos de vivência, de lazer, vias de circulação, sistema de mobilidade, ciclovias, padrões de calçada e acessos públicos às praias, o Plano Diretor firma normas para construção civil, saneamento básico, preservação do meio ambiente, promoção do desenvolvimento sustentável, elaboração de diagnóstico de impacto ambiental e de trânsito, democratização do acesso à terra e à habitação, dentre outras.

“O nosso município vem crescendo bastante e o Plano Diretor vai nos dar um ordenamento, um direcionamento para o crescimento do município de forma ordenada, a cidade do futuro que desejamos”, diz o prefeito Henrique Vilela que participou de várias oficinas de trabalho. De forma inovadora, o trabalho introduziu indicadores e ações dos dezessete indicadores dos objetivos de desenvolvimento sustentável- ODS- da ONU que compõem a agenda 2030.


O plano é mais um reforço para o desenvolvimento sustentável, diz Vinícius Ribeiro, arquiteto e urbanista , diretor da empresa , através da qualificação do destino para preservar o que de melhor a cidade possui: o turismo e o meio ambiente, uma vez que estabelece medidas para o crescimento ordenado da cidade localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, maior unidade de conservação marinha costeira do Brasil.

Comentários

Rolar para cima