Prêmio Sebrae de Jornalismo reconhece matérias que deram destaque ao empreendedorismo em Alagoas


Todos os trabalhos vencedores estão concorrendo na etapa nacional

Para reconhecer e valorizar os profissionais de imprensa que contribuem para fortalecer o empreendedorismo no estado, com seu trabalho, mostrando a importância dos pequenos negócios para a economia local, o Sebrae Alagoas realizou, na noite desta quinta-feira (29), em Maceió, a cerimônia de entrega da 9ª Edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo – Etapa Estadual.


Com o tema ‘A importância dos pequenos negócios para a economia do país’, essa edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo reconhece as melhores notícias sobre empreendedorismo e pequenos negócios veiculados na imprensa, sendo dividido em quatro categorias: fotojornalismo, texto, áudio e vídeo.


Na categoria fotojornalismo, o trabalho vencedor foi ‘Recomeço’, que registrou o empreendedorismo na região do bairro do Pinheiro, pelo fotojornalista Itawi Albuquerque, do portal TNH1. Na cerimônia, ele foi representado por sua esposa Vanina Albuquerque.


“Esse prêmio é motivo de gratidão, em primeiro lugar, a Deus, pelo dia de hoje, mas, sobretudo por esse dom extraordinário dado ao Itawi. Sou suspeita como esposa, mas acho ele uma das pessoas mais especiais e extraordinárias, que consegue emanar luz, ser sal e brilhar tão bem como ele faz. Acredito que o jornalismo alagoano e brasileiro agradece por esse talento tão brilhante”, ressaltou Vanina Albuquerque.


Na categoria texto, a matéria vencedora foi ‘Cannabis: o ouro verde da nova economia’, pelas jornalistas Danielle Santoro e Fabíola Lago, do portal ‘Investindo por aí’. “Colocamos o site no ar em agosto do ano passado e desde então, fizemos matérias exclusivas e com conteúdos voltados para a economia nordestina. Fizemos essa matéria com muito esmero, visto que o mercado de cannabis só cresce, por conta das pesquisas que são realizadas e mostram os seus benefícios no tratamento de vários tipos de doenças e que tem se tornado uma grande moeda na economia nordestina através do cultivo legalizado e voltado à fabricação de medicamentos”, pontuou Danielle Santoro.


Já na categoria áudio, a matéria vencedora foi ‘Periferia do Centro: Jacintinho, um hub de oportunidades’, pelos jornalistas Géssika Costa e Jean Albuquerque, da Rede Antena 7. “É um dia bastante feliz, por estar aqui com meus colegas jornalistas e amigos que muito me proporcionaram em conhecimento. Divido esse prêmio com o Jean que fez essa matéria comigo. Conversando com ele sobre a realidade do bairro e seus contrastes, percebemos o Jacintinho como um grande hub de oportunidades e bons exemplos de empreendedorismo. A ideia é tirar esse estigma que há sobre o bairro e o jornalismo tem esse papel. A periferia está aqui no topo também”, destacou Géssika Costa.


Por fim, na categoria vídeo, a matéria vencedora foi ‘Startup alagoana investe em bloco de concreto celular que promete substituir o tijolo na construção civil’, pelos jornalistas Maria Maciel, Wellington Soares, Tereza Cristina, Isolda Mayra, Wando Cajueiro e José dos Santos, da TV Pajuçara.


“Estou muito feliz com essa vitória. Sou defensora do empreendedorismo e faço diversas reportagens mostrando a garra desses empreendedores que superam desafios. Quando vi a história dessa empresa, que tinha esse bloco de concreto ecológico, vi que era algo revolucionário. Passei a conhecer mais a história e vi que era ainda melhor por ser sustentável e gerar uma cadeia de benefícios. Vi que o empreendedorismo não é só ganhar dinheiro, mas é se preocupar com o meio ambiente, com a sustentabilidade e com o social, com o brilho no olhar”, frisou Maria Maciel.


As matérias foram julgadas por uma comissão formada pelos jornalistas Clayton Santos, Elexsandra Morone e Rachel Fiúza, que durante a cerimônia receberam a peça ‘Leão’, esculpida em madeira pelo mestre artesão André da Marinheira. Todos os trabalhos vencedores receberam o prêmio de R$7 Mil e terão a oportunidade de representar o estado na etapa nacional, que será realizada no mês de dezembro, em Brasília.


O diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, destacou a importância de reconhecer os profissionais que contribuem para informar a sociedade alagoana e brasileira, fortalecendo a democracia do Brasil e o empreendedorismo. “Essa é uma excelente homenagem aos jornalistas que também são nossos colegas de trabalho. Se não fossem eles, o Sebrae não seria essa instituição tão atuante, conhecida e reconhecida nacionalmente. São eles que trazem as notícias, os fatos cotidianos da vida brasileira. São eles que se esmeram em dar as boas informações a cada um dos brasileiros, fazendo a cobertura e mostrando a pujança das micro e pequenas empresas do país”, destacou Marcos Vieira.


Próximas etapas


Os vencedores de cada categoria da etapa nacional receberão um troféu e um notebook de última geração. De acordo com a gestora nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo, Larissa Meira, a edição atual recebeu mais de 1,2 mil inscrições em todo o país. Ela também lembrou que a edição vigente marca a retomada do prêmio que encerrará o ciclo em dezembro.
“É uma honra está aqui hoje celebrando essa força do jornalismo a favor da cultura empreendedora. Estamos na 9ª edição e passamos por 5 anos em análise, suspenso, para que pudéssemos reavaliar sua função e foi retomado no ano passado, mais moderno, com novas categorias para prestigiar essa força, o jornalismo que presta um serviço muito importante para os pequenos negócios. A final nacional contará com representes alagoanos. São trabalhos lindos. Estamos muito felizes em acompanhar”, finalizou.

Por: João Paulo Macena – Savannah Comunicação Corporativa
Fotos: Kelvin Gomes

Comentários