Sociedade de Reumatologia anuncia campanha na orla de Maceió para alertar prevenções de doenças

Campanha visa orientar como prevenir doenças reumáticas. Ação acontece nesse domingo, 17, na orla da Ponta Verde

A presidente da Sociedade Alagoana de Reumatologia, Aparecida Madeiro, alerta a população para a importância da prevenção das doenças reumáticas,  que já afetam mais de 15 milhões de pessoas no Brasil e estão entre as principais causas de afastamento do trabalho e aposentadoria por invalidez. “Iniciativas simples, como uma intervenção precoce pode reduzir os casos, os sintomas e a progressão dessas patologias. Quanto mais cedo o diagnóstico e  tratamento, maior será a qualidade de vida, impactando também positivamente na rede de saúde’, diz a médica, enfatizando que nesse domingo, 17/9, das 9 às 12 horas, haverá uma mobilização educativa na orla da Ponta Verde, no intuito de incentivar atitudes preventivas.

O evento acontecerá em todo o País, liderado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia com apoio das regionais. Serão esclarecidas dúvidas em relação as doenças de maior incidência, como Artrite Reumatoide, Osteoartrite/Artrose, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Fibromialgia, Osteoporose, Gota, Febre Reumática, Esclerose Sistêmica, Miosites, e Síndrome de Sjögren Vasculites, entre outras.

De acordo com a SBR, a osteoartrite ou artrose lidera a prevalência no país, representando cerca de 30% a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia. Já a artrite reumatoide, doença de natureza inflamatória, crônica e progressiva, acomete cerca de dois milhões no Brasil. Atinge principalmente  mulheres da faixa dos 30 aos 55 anos, mas afeta também as demais idades, inclusive crianças. Entre os sintomas estão dor persistente e inchaço nas articulações, que podem levar à deformidade nos pés e mãos, desgaste nas cartilagens e nos ossos e até à incapacidade física, se não diagnosticada precocemente e tratada de forma adequada.

A dor nas costas ou lombalgia é a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais, só perdendo para o resfriado comum.  Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dor na coluna em alguma etapa de suas vidas.

Na programação desse domingo (17/9), consta distribuição de cartilhas, atividade física, caminhada, e diversos especialistas vão orientar a população  no stand montado na  orla da Ponta Verde. “Médicos de todas as sociedades regionais de reumatologia estarão mobilizados neste domingo, levando informações objetivas e atualizadas,’ ratificou o presidente da SBR, Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, alertando que dores nas articulações podem ser sintomas de doenças reumáticas (artrite e osteoartrite/artrose), e jamais devem ser negligenciados.

Maceió (AL)

Local: Orla da Pajuçara e Ponta Verde

Quando: Domingo (17/9) das 9h às 12h.

Concentração para caminhada será na Praça 7 Coqueiros seguindo até o Marco dos Corais

Orientações com reumatologistas! Basta comparecer

Comentários