Destaque da natação alagoana disputa competição neste fim de semana em Fortaleza

Campeão Júnior Alexandre começa temporada de 2023 cheio de metas e com grandes chances de medalhas

Um dos maiores destaques da natação paralímpica de Alagoas nos últimos tempos entrará nas piscinas neste fim de semana, com plenas chances de medalhas para o Estado. Júnior Alexandre, 35 anos, disputará a Copa Cearense de Paranatação, nas provas de 50 livre, 100 costas e 200 medley.

Alexandre espera começar o ano nas piscinas com o mesmo ímpeto com que terminou 2022, quando abocanhou nada menos que 5 medalhas no Open de Natação na Argentina; 7 medalhas em campeonatos brasileiros; 2 medalhas em campeonato nacional; 5 medalhas em Campeonatos Alagoanos e 1 medalha Norte-Nordeste.

“A competição já começa nesta sexta-feira, mas só vou competir no sábado. Vou dar o meu melhor neste campeonato no Ceará para continuar com os bons resultados”, garantiu o campeão alagoano, em entrevista à Tribuna, antes de embarcar para a capital cearense.

Júnior Alexandre em ação na piscina (Foto: Divulgação)

Nesta Regional em que Júnior Alexandre participará estarão presentes atletas dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Acre, Alagoas, Pará, Mato Grosso do Sul e Roraima.

Em 2023, é o atual campeão alagoano na prova de 100 metros costas. Aberta a temporada de competições regionais e nacional, é o único alagoano que participará da classificatória que será realizada em Fortaleza neste fim de semana com mais de 200 atletas, com o objetivo de se classificar para o Nacional em São Paulo no mês de maio.

Atleta ganhou notoriedade após reportagem na Tribuna

Júnior Alexandre tem se notabilizado nas competições e ganhou ainda mais destaque depois de ter sido reportagem no portal tribunahoje.com e no jornal Tribuna Independente na edição do dia 18 de fevereiro deste ano com a reportagem intitulada: “Alagoano Júnior Alexandre é campeão na vida e nas piscinas”, de autoria do jornalista Júnior de Melo. O material revelou a luta e a vida do atleta para vencer os obstáculos no caminho até brilhar nas piscinas de Alagoas, do Nordeste, do Brasil e fora do país.

Júnior segue em busca de mais medalhas (Foto: Divulgação)

Na matéria, Júnior Alexandre conta que nasceu sem nenhuma deficiência física, mas, devido ao surgimento de um furúnculo, precisou remover a cabeça do fêmur. Aos 13 anos de idade entrou para a natação e se tornou paratleta. Hoje, faz parte da classe S10 e já acumula muitos títulos desde que começou a participar das competições. Dentre eles, o de campeão Norte-Nordeste, tricampeão brasileiro universitário e campeão pan-americano universitário.

Apoios têm sido fundamentais

Para alcançar o sucesso que obteve em 2022, Júnior Alexandre é defensor do clube da Associação Pestalozzi de Maceió, instituição que atua dando todo o suporte administrativo para viabilizar perante a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas (Selaj) as passagens aéreas, hospedagem e inscrições nas principais competições do país, além de uniformes e equipamentos necessários. Esse apoio administrativo é vital para o atleta se credenciar nas competições.

Paratleta conta com apoio da Pestalozzi de Maceió (Foto: Divulgação)

Veja o currículo e o calendário de competições de Júnior Alexandre

* Medalha de Prata nos 100 m, no Rio de Janeiro, no 65º Campeonato Brasileiro de Masters de Natação, no Parque Aquático do Complexo de São Januário.

* 5 medalhas no Open de Natação na Argentina;

* 7 medalhas em campeonatos brasileiros;

* 5 medalhas no Panamericano universitário

2019 com 2 medalhas de ouro e 3 de bronze

* 2 medalhas em campeonato nacional; 5 medalhas em campeonatos Alagoanos e 1 medalha Norte-Nordeste.

Calendário de competições para o primeiro semestre

Jogos Cearenses Paralímpicos – 24 e 25/03

Campeonato Master (Rio) – 27/4

Brasileiro Paralímpico (SP) – 24/6

Comentários

Rolar para cima